10/01/2011

Cama nova, sonhos antigos

No fim do dia é quando sinto mais dores... e é nessas alturas que apetece ir para a cama descansar. O pior é quando acordo de manhã com dores. É uma sensação de frustração e cansaço. Afinal depois de dormir devia sentir-me melhor... mas nem sempre é assim. Para ser sincera mais são os dias em que acordo com dores do que sem. Isto fez-me sempre sonhar com a hipótese de encontrar a cama ideal... Até há pouco tempo vivi em quartos/casas alugad@s e mobilad@s não havendo por isso possibilidade de escolher a minha própria cama.
Finalmente mudei de casa e comprei a MINHA cama. Passei muito tempo na net a ler sobre isto, sobre pessoas que também sobrem de escoliose e que tipo de colchão seria melhor neste caso. A ideia da maior parte das pessoas é que um colchão visco-elástico ou de latex são as melhores soluções.
Escolher um colchão é muito complicado.... vamos a uma loja, experimentamos um colchão durante uns 15 minutos e temos de tomar uma decisão que nos acompanhará todos os dias durante 8h para os próximos anos da nossa vida. Aconselho-vos por isso a pensar muito antes de decidirem!
Por causa da escoliose tenho curvas e rotação da coluna. Se me deitar no chão sinto-me sempre de lado devido a estas assimetrias. E por isso procurei um colchão que se molda às minhas costas! Eu escolhi um colchão visco-elástico.
Resolvi gastar um pouco mais e investir em mim! Comprei um Tempur.
Durmo melhor, mais profundamente, mexo-me menos vezes durante a noite... mas de vez em quando ainda acordo com dores. O colchão não resolve tudo mas melhora bastante. Valeu a pena e recomendo!

Acidentes

Não sei exactamente quando, mas desde cedo comecei a ter medo da eventual possibilidade de me aleijar por causa da coluna. Uma das coisas que mais me assusta são quedas. E por isso nunca experimentei desportos como os patins no gelo ou mesmo o ski.
Poucas semanas antes do Natal, estava mesmo muito frio, nevou e havia gelo na rua. Depois de 6 anos a viver na Europa central achei que sabia lidar com isso sem problemas.... Desta vez infelizmente escorreguei e cai... a 3 passos da porta de casa!
Resultado... dores! Nem fiquei com negras... mas quando cai aterrei com o meu lado mais "frágil" e o nervo ficou inflamado. São dores que já conheço! Segundo o médico iria demorar entre 4 a 6 semanas a recuperar. Fiz o meu melhor, fiquei em casa, deitada durante a maior parte do dia. Depois de 2 semanas já me sentia melhor, quase a 100%.
A verdade é que uma pessoa aprende com a experiência. No meu caso o remédio é mesmo o descanso! As dores de nervos (neste caso o ciático) é mesmo chata.... e dá cabo dos nervos a qualquer um!
Claro que continuo com medo de quedas... mas desta já me safei!